domingo, 6 de fevereiro de 2011

A popularização da internet e a consequente disseminação de novos meios de expressão ocasionou o declínio drástico da produção de fanzines, zines e publicações alternativas impressas no fim dos anos 1990. Passada a euforia das novas possibilidades, percebe-se hoje um novo interesse pela produção impressa alternativa. É um ressurgimento ainda tímido, mas que demonstra potencial.
O já citado declínio produtivo ocasionou, porém, uma perda que urge ser reparada: desfez-se a bem estruturada rede de contatos entre editores e leitores que era, a grosso modo, a sustentação do movimentado cenário dos anos 80 e 90. As novas publicações surgem muitas vezes como empreitadas isoladas, sem muitas opções de canais de divulgação, correndo o risco de passarem completamente despercebidas por leitores e editores que poderiam se interessar por elas.
Dentro deste cenário, propomos a publicação de um anuário de fanzines, zines e publicações alternativas.
QUAL O OBJETIVO? O objetivo principal é criar um canal de referência aos editores e leitores, onde eles possam divulgar seus trabalhos, tomar conhecimento de outras publicações e estabelecer contatos. Além disso, pretendemos também conseguir entender qual é o perfil da produção atual, quais são seus temas, quem são seus editores e o que ela apresenta de diferente em relação aos “anos dourados” da imprensa underground.
QUEM PODE PARTICIPAR? O Anuário pretende cobrir a produção de fanzines, zines e publicações alternativas em toda sua abrangência. Não existem restrições temáticas, com exceção dos boletins religiosos ou partidários, que serão ignorados. Publicações experimentais e autorais são mais do que bem vindas.
COMO PARTICIPAR? Para incluir uma publicação no anuário, o editor deve preencher a ficha disponível no sítiohttp://www.ugrapress.wordpress.com/ e enviá-la junto com uma cópia física de sua publicação.

12/08/10

© S.U.A.D.

ENDEREÇO:c/o Douglas Utescher - Caixa Postal 777 - São Paulo/SP - CEP: 01031-970

Obs.: Os editores podem incluir quantas publicações quiserem, lembrando que toda e qualquer publicação só irá entrar no anuário mediante recebimento de cópia física e ficha correspondente.

DEADLINE: As publicações devem ser enviadas até 26 de novembro de 2010. A publicação do anuário está prevista para janeiro de 2011.

FLICKR: Até a chegada do deadline, todas as publicações recebidas terão suas capas postadas no Flickr da UGRA.

EXPOSIÇÃO: Na ocasião do lançamento do Anuário, será inaugurada no Espaço Impróprio (SP) uma exposição com material selecionado entre as publicações recebidas.

DÚVIDAS/SUGESTÕES: ugra.press@gmail.com

12/08/10

© S.U.A.D.

COMUNIDADE DO UGRA PRESS NO ORKUT:

Jornal da Cidade: JORNAL DA CIDADE ONLINE – VALE A PENA CONHECER
Olá,
O JORNAL DA CIDADE ONLINE é uma nova proposta de jornal eletrônico, voltada para o internauta que busca, não apenas notícias rápidas, mas leitura com conteúdo de qualidade.
No site você vai encontrar artigos semanais (novos artigos, de todos os colunistas, são inseridos todos os domingos) sobre moda, informática, política, meio ambiente, economia, mulher, culinária, segurança, educação, cultura, saúde, sociedade, agronegócios, esporte, crenças (colunas: católica, espírita e evangélica), atualidades, comportamento, contos, crônicas e poesias.
O JORNAL DA CIDADE ONLINE possui ainda um espaço denominado “Matéria do Dia”, atualizado diariamente, onde o internauta encontra os principais assuntos, do Brasil e do Mundo.
Segue o link: http://www.jornaldacidadeonline.com.br/