quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Entrevista com Fabio Barbosa

Nome:
Bem, meu nome é Cecília Fidelli

Idade:
Idade... Já passei do prazo de validade.
Tenho 57.

Revista Reviragita:
Sobre o Reviragita Poesia, era um Alternativo Cultural na base da xerox.
Editava e distribuia a correspondentes de todo o Brasil e instituições culturais.
Divulgava artistas de todos os seguimentos.
Poetas, escritores, desenhistas, fanzines, enfim, os incomuns, digamos assim.
Sobreviveu por aproximadamente 16 anos.
E era mágico!
Eram mais ou menos 400 correspondentes.
Uma loucura!
Todo material literário era acompanhado de cartas.
Nessas idas e vindas postais, fiz muitos e bons amigos.
Vale lamentar que perdí muitos pra internet e que isso, na época, afetou muito meu entusiasmo.
Hoje sei que era previsível, mas a ficha demorou pra cair, sabe?
Acho que isso foi compreensível também.
Não sei quantos de nós circula pelo mundo.
As emoções se ampliaram com o avanço da tecnologia?
Por fim acabei cedendo.
A rapidez aumentou e muito o número de leitores.
Isso é ótimo.

Poesia:
A poesia pra mim é uma válvula de escape.
Fogo e gelo íntimos que correm com o vento.
A vida leva meu pensamento à poesia.
E a poesia, me leva à várias teorias.
Já fui mais contundente em meus escritos.
Confesso que com a idade, a gente vai ficando mais... boazinha.
Diria que hoje durmo mais e melhor.
Tenho umas noites de "enfermidades" ainda,
creio que próprias de poetas.
Ainda varo algumas madrugadas sob reflexões sonhadoras.
Só que hoje, não é insônia.
A própria consciência é quem cobra: Vá pro papel!
Tive um estágio de oito anos aproximadamente no ócio,
me dedicando a artesanato, revendo a vida,
pacientemente.
Mas, graças a Deus, isso passou
Regressei, a princípio pelo orkut.
Agora tem Cecília Fidelli em dois blogs:
poesiaeoxigênio.blogspot.com
e
www.ceciliafidelli.blogspot.com

Livro:
Livros, publiquei dois oficialmente.
Coisa Nossa e Cores da Alma.
Os dois em 2002.
Poesias, pensamentos e outros que tais.
Meus escritos mais significativos, ou os que mais gosto, não sei.
Escritos que na verdade, o Underground Brasileiro
já estava careca de ler.
Enfim, tive não um, mas dois sonhos realizados.
A febre passou.
Algumas publicações independentes também circulavam.
O que faz mais "sucesso", até hoje, é o conteúdo do
Poemas de Amor, sem dor.
Poemas sensuais.
Quase nem os divulgo mais.

Atividade:
Os melhores anos da minha vida, que eu me lembre,
foram os de Ativista Cultural.
Reviragitei muito sarau e show de bandas.
Sempre valorizei e estimulei a arte.
Eu dava o meu sangue e sentia o maior prazer
em estar com galeras incríveis

Atitude:
Atividade e atitude?
Hoje, tenho me encantado e também ficado muito indignada
com o que tenho visto no mundo-poético-virtual.
A Cultura não tem mais aquele "terror" saudável,
não tem mais aquela teimosia , que tentava elucidar o mundo.
Parece que o mundo adotou o capitalismo de vez,
em todas as áreas da vivência humana.
É como se desencantos e desenganos,
tornaram-se convencionais.
Entretanto, acredito que o homem
ainda vai querer acabar com essa cegueira generalizada.

Pensamento:
Um pensamento?
- Viver e deixar viver.

Luta:
Lula?
Tem todo meu respeito.
Um espírito evoluído, ou não, teria reencarnado na terra,
vindo de onde veio e não teria chegado onde chegou

Crença:
Minha crença, como pode ver... é uma filosofia de vida
Sou espírita Kardecista.
Pra mim, os 10 mandamentos são 2.
AMAR A DEUS SOB TODAS AS COISAS E O PRÓXIMO COMO A NÓS MESMOS.
Quando alcançarmos isso, ninguém mais fará mau a ninguém.
E o mundo será um verdadeiro paraíso.
Fico na minha.
Respeito qualquer religião.
Está tudo certo como está.
A evolução virá passo a passo.
Deus está no comando dessa embarcação terrestre,
traumática, que eu costumo chamar de planetinha.

Calor ou frio?
Calor ou frio?
Tudo a seu tempo.
Tudo em sua hora.
Nem fugir
nem ficar.
Circular.
Sonhando e auxiliando,
que dor de barriga também pode dar na gente.

Coletivo ou individual?
Tenho meus momentos individuais,
mas sou pelo coletivo.
Viemos à terra para viver e conviver.
Se cada um fizer a sua parte e da melhor maneira possível,
com amor e humildade,
significativas conquistas, principalmente morais, serão alcançadas.
Vim pra viver: Vou ficar.

Linhas libertas:
Segurar no volante da vida é alucinante.
Saibamos dirigi-la.
Nem sempre estamos prontos.
Mas, ao longo de nossos dias, vamos não apenas aprendendo
com também nos aperfeiçoando.

VIVER É O COMPROMISSO DE APERFEIÇOAR UMA ARTE.
(Do livro: Coisa Nossa).

No mais, é não ultrapassar velocidades, ou as multas virão
e serão bastante pesadas.
Não violar as leis naturais do universo, nesse momento,
é o mais importante.
É a minha opinião.
Liberdade é o meu ponto.
Hoje sei que liberdade só atingimos quando se tem a consciência tranquila.
Pra mim isso faz todo sentido.
Só isso não nos amarra a nada nem a ninguém,
embora venha de uma geração que pretendia mudar o mundo,
acredito que o mundo só vai mudar quando mudarmos a nós mesmos.
É difícil, mas não é impossível.
O que são 2010 anos diante de milênios, diante da eternidadeão
não é mesmo?

Meu muito obrigado pelo interesse pelo meu trabalho.
Carinho impagável.
Vamos seguindo e vencendo nossas batalhas.

Paz e Poesia, sempre em nossas vidas.

Cecília Fidelli.

CURANDO A DOENÇA.

É preciso enterrar o passado
de pureza deste amor
e irrigar novas emoções.
É preciso curar o chakra da dor,
mesmo que cause essas pontadas no peito.
Mesmo que a angústia
estimule a saudade.
É preciso esquecer,
mandar o coração
ir bater lá no cérebro
e manter os pés no chão.
É preciso desplugar
a in/consciência do elo.
Desbloquear a aura,
implantar novos processos,
viver plenamente,
enterrar os mistérios,
acabar com a solidão.
Cecília Fidelli.
- Publicado por Sebastião Teles,
no Espaço Poético do jornal
Patos de Minas de 6 de Janeiro de 2001.
Edição 408.

Nenhum comentário:

Postar um comentário